Corrimento

como tratar candidíase, corrimento branco, coceira vaginal, corrimento amarelo, corrimento com cheiro

Uma das queixas mais frequentes nas consultas ginecológicas é a presença de corrimento vaginal.

Existem diversos tipos e causas de corrimento, muitos que até não precisam de tratamento, vamos entender suas diferenças?

O que é corrimento vaginal?

A vagina produz naturalmente uma secreção vaginal para umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, dificultando o surgimento de infecções.

A secreção vaginal quando clara, sem cheiro e sem coceira é chamada de “corrimento fisiológico”, sendo essa uma secreção normal produzida pela vagina de todas mulheres.

Este corrimento varia de acordo com nível hormonal, ou seja, quanto maior o nível de estrogênio, maior a produção do corrimento. A gravidez e o período fértil são exemplos de situações em que há aumento do corrimento normal.

Agora quando o corrimento apresenta uma cor amarelada, esverdeada, acinzentada, cheiro forte, coceira ou dor associada, deve-se suspeitar de outros tipos de corrimentos.

Estou com coceira na vagina e corrimento, o que devo fazer? Meu marido também deve ser tratado?

O ideal é sempre passar na sua ginecologista para ser examinada. A partir disto, ela irá diferenciar qual o tipo de corrimento que você está.

Desta forma, será possível saber o tratamento mais adequado e se será necessário o tratamento do seu marido ou não.

Quais os tipos de corrimento? E seus sintomas?

Corrimento fisiológico (normal)

Ele pode se apresentar desde um corrimento branco pastoso, em pequena quantidade até um corrimento transparente (semelhante a clara de ovo) em maior quantidade.

Escape menstrual ou spotting

É um corrimento marrom, tipo “borra de café”, secundário a um sangramento em pequena quantidade, fora do período menstrual.

Candidíase

É causada pela proliferação em excesso do fungo Candida sp, que habita normalmente a vagina da mulher.

Os sintomas da candidíase são:

• Corrimento esbranquiçado denso, em grumos, tipo “nata de leite” ou “leite coalhado”
  • Sem cheiro
  • Coceira intensa na vagina e ao redor
  • Vermelhidão e inchaço na vagina e na vulva

Vaginose bacteriana

É causada pela proliferação em excesso de várias bactérias, sendo as principais Gardnerella vaginalis e Mobiluncus sp, que também habitam naturalmente a vagina da mulher.

Os sintomas da vaginose são:

• Corrimento amarelado, esbranquiçado ou acinzentado
  • Fluído, de aspecto bolhoso e com cheiro forte (“corrimento com cheiro de peixe”)
  • Pioram na menstruação ou após a relação sexual

Tricomoníase

É causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis transmitido por via sexual.

Os sintomas da tricomoníase são:

• Corrimento amarelo ou amarelo-esverdeado
  • Fluído, com ou sem odor forte
  • Intensa vermelhidão de vagina e colo do útero
  • Ardência e dor na relação sexual

Como tratar o corrimento vaginal?

Corrimento fisiológico

Não necessita tratamento na maioria dos casos !!!

Candidíase

O tratamento para candidíase pode ser feito com remédios antifúngicos orais ou intravaginais.

A duração do tratamento depende de cada caso e pode ser feita em dose única ou por 7 a 10 dias. O parceiro não precisa ser tratado, se não tiver sintomas.

Para mulheres com candidíase de repetição (candidíase recorrente), o tratamento é individualizado.

Deve-se identificar os fatores associados com as crises de repetição, usando remédios não só para o tratamento agudo, mas também para a prevenção de novos episódios.

Vaginose Bacteriana

O tratamento da vaginose bacteriana é feito através de antibióticos orais ou cremes vaginais, com durações variáveis de dose única até 7 dias.

Vaginoses também podem ser recorrentes. Neste caso necessitam de medidas para evitar novas infecções. O parceiro não precisa ser tratado de rotina.

Tricomoníase

Por ser uma doença sexualmente transmissível, a tricomoníase deve ser tratada com antibióticos orais tanto para a mulher quanto para seu parceiro.

O tratamento do casal é necessário para evitar a reinfecção da mulher.

Compatilhe: