Menopausa e Reposição Hormonal

Sintomas da Menopausa,  tipos de tratamento e quando está indicada a reposição hormonal

O fim da menstruação divide as opiniões das mulheres - para algumas um sonho, para outras um pesadelo - não é verdade? Isso porque muitos mitos estão relacionados a essa fase.

Este período é acompanhado de uma série de mudanças hormonais que afetam nosso comportamento e nosso corpo.

Hoje vamos explicar um pouco sobre os sintomas da menopausa, climatério e como tratá-los, desmistificando alguns conceitos.

O que é menopausa?

Menopausa significa a última menstruação da vida da mulher, marcando o fim da sua fase reprodutiva.

Ela normalmente acontece após os 40 anos, sendo a média no Brasil entre os 45 e 48 anos de idade.

O que é menopausa precoce?

A menopausa precoce é quando ela acontece antes dos 40 anos de idade.

Os sintomas de menopausa precoce são iguais aos do climatério, porém em mulheres jovens. Estas mulheres tem um risco muito maior de doenças cardiovasculares (como infarto, AVC) e fraturas ósseas decorrentes da osteoporose.

Sendo assim, a maior parte delas devem ser tratadas com reposição hormonal.

Quais os sintomas da menopausa?

Primeiramente, tenho que explicar alguns conceitos: A menopausa é a data em que houve a última menstruação. Por exemplo: “Dra, 05/01/2020 foi minha última menstruação. Nunca mais menstruei depois”

Já período de transição de meses ou até anos antes desta data é chamado de climatério.

Ou seja, os “sintomas da menopausa” na verdade são sintomas do climatério!

O que é climatério? Quais são os sintomas do climatério?

O climatério é o período que pode demorar meses ou até mesmo anos até ocorrer a falência dos ovários e com isso a menopausa.

Neste período ocorre a perda gradativa da função reprodutiva e hormonal feminina.

Os sintomas do climatério estão relacionados com essa a diminuição dos hormônios femininos, como por exemplo:

Fogachos

São as famosas ondas de calor. Elas vem do nada e ocorrem da cintura subindo em direção ao rosto com duração de 1 a 3 minutos.

Alterações de humor

Muito comum nesta fase ocorrer irritabilide, ansiedade, insônia e sintomas depressivos.

Sexo na Menopausa

Muitas mulheres apresentam diminuição da libido (desejo sexual), ressecamento vaginal (com dor e dificuldade na penetração), entre outros sintomas que atrapalham a saúde sexual.

Outros sintomas

Ainda podem ocorrer nesta fase irregularidade menstrual, osteopenia e osteoporose.

Qual o tratamento para menopausa?

O tratamento dos sintomas da menopausa é variável de mulher para mulher.

Tudo depende do tipo e da intensidade dos sintomas apresentados, das particularidades de cada paciente, história de doenças na família e outras informações. A partir disso, conseguimos definir o melhor tratamento para cada mulher.

A prática de exercícios físicos, controle do peso e a alimentação saudável são métodos comportamentais para reduzir os sintomas da menopausa e sempre devem ser recomendados.

O tratamento medicamentoso pode ser feito através da reposição hormonal, uso de antidepressivos, fitoterápicos e cremes vaginais (hormonais ou lubrificantes).

Existe algum tipo de reposição hormonal natural?

Sim! São os chamados fitoterápicos, como por exemplo: cimicifuga racemosa, isoflavona, folha de amora, linhaça.

Vale ressaltar que mesmo sendo naturais, algumas mulheres podem ter contraindicações ao uso destes remédios, fale com sua médica e evite a automedicação !!!

De modo geral, a principal indicação de reposição hormonal após a menopausa são as ondas de calor muito intensas.

Existem três tipos de apresentações para reposição dos hormônios:

• Reposição hormonal em gel
  • Reposição hormonal com adesivos
  • Reposição hormonal com comprimidos por via oral

Uma vez iniciada a reposição hormonal, as consultas e exames de rotina com o ginecologista deverão ocorrer mais frequentemente para controlar de perto os potenciais efeitos desta medicação, se houve melhora dos sintomas e por quanto tempo deverão ser mantidas.

Mas a reposição hormonal engorda?

Mito!!! Fique tranquila, pois não há ganho de peso com a medicação.

Acontece que o envelhecimento está associado ao aumento de gordura corporal principalmente abdominal, mas não relacionada a reposição dos hormônios.

Compatilhe: